E-book

E-book Psicologia do Futebol

O E-Book Psicologia do Futebol
é um guia prático indispensável para
quem trabalha ou deseja começar a trabalhar
com Psicologia no Futebol.

É Gratuito!

Por que baixar esse e-book?


A Psicologia do Esporte vem se consolidando como uma das especialidades que mais crescem nas Ciências Psicológicas. Em 2012, a American Psychological Association (APA) apontou a Psicologia do Esporte como um dos campos mais promissores dentro da Psicologia. No Brasil, o potencial de crescimento ainda está a ser explorado, e a necessidade de qualificação profissional para atuação adequada e consistente é latente.

O futebol é o esporte mais popular do país, e com inúmeras possibilidades de atuação para o profissional de Psicologia. Ademais, entender os aspectos psicológicos do jogo é fundamental para qualquer profissional inserido nesse contexto, além de obter uma compreensão integral do desempenho atlético e de como a Psicologia se relaciona com várias outras áreas e funções do mundo da bola.


Público-Alvo

  • Estudantes e Profissionais de Psicologia;
  • Estudantes e Profissionais da Educação Física, bem como das demais áreas das Ciências do Esporte;
  • Gestores, coordenadores e executivos com atuação no Futebol;
  • Atletas profissionais, iniciante e amadores (de base).
  • Torcedores, curiosos e demais interessados nos aspectos mentais do jogo.


Autores

Camila Bicalho

Professora do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestre e Doutoranda em Treinamento Esportivo pelo Programa de Ciências do Esporte da UFMG. Atualmente é supervisora do setor científico da equipe de Psicologia do Esporte do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG.



George Klinger

Psicólogo e Mestre em Psicologia. Durante seu mestrado (2014-2016) mergulhou de cabeça em sua dissertação com atletas de futebol. Realizou período sanduíche por 6 meses na Universidade Autónoma de Nuevo León com estágio no clube Tigres UANL, ambos em Monterrey, México. Foi instrutor e consultor da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol na Federação Norteriograndense de Futebol e na Federação Mineira de Futebol (FMF). Foi ainda assistente de comitê olímpico nacional nos Jogos Olímpicos (TIME Malásia) e Paraolímpicos (TIME Emirados Árabes Unidos) Rio 2016, dentro da Vila Olímpica. 2017, finalmente, iniciou auspicioso com o desafio de fundar o Futebol Interativo.

Download