Experiência prática no Sport: Conhecendo outras estruturas e culturas organizacionais

A área de Comunicação e Marketing nos clubes de futebol vem se desenvolvendo cada vez mais ao longo dos anos, consequência natural de um mundo conectado. Nos dias de hoje, construir uma imagem positiva é tão importante quanto realizar uma ação presencial. Vi o curso de Marketing no Futebol como uma oportunidade de ter novas experiências no ramo (fui estagiário durante 1 ano e 6 meses na Ouvidoria e, posteriormente, no Departamento de Mercado e Comunicação do Esporte Clube Vitória). Ao final do curso, fui contemplado com uma experiência prática no Sport Clube do Recife.

Cheguei em Recife no dia 06/03 e no dia 07/03 tive a oportunidade de conhecer, através de Rafael Soares (professor do curso e Diretor do Departamento de Marketing do Sport), toda a estrutura social e administrativa do clube. Detalhe: também era o dia de Sport x Santa Cruz pela Copa do Nordeste. Apesar de já ter vivenciado e trabalhado em vários “match days” de clássicos, foi uma experiência única entender os processos, vivenciar todo o contexto e conhecer outra cultura organizacional. O Sport venceu por 1 a 0 com gol de Élton.

Durante o período da experiência prática, Rafael esteve viajando a maior parte do tempo. No entanto, fui muito bem acolhido pela equipe, que sempre se colocou à disposição para sanar qualquer dúvida. Também sempre me coloquei à disposição do setor, sendo na área de Comunicação ou no Marketing. Os conhecimentos a respeito de licenciados, planos de sócios (sua operacionalização, números e afins), processos do dia a dia, redes sociais e patrocinadores foram de grande valia e, sem dúvidas, expandiram meu entendimento do setor como um todo.

No dia dos aniversários de Recife e Olinda foi realizada uma ação onde o Sport distribuiu brindes em pontos turísticos de ambas as cidades. A ação foi surpresa e teve uma adesão extremamente positiva: o Sport postava onde estava, o torcedor via e quem chegasse primeiro buscava o brinde. Pude participar de toda a ação e afirmo que valeu a pena.

Infelizmente, por conta da pandemia do Corona Vírus, voltei 6 dias antes do previsto. Também tivemos, durante o período de estadia, 5 dias de home- office. A demanda, naturalmente, diminuiu. No entanto, devo ressaltar que foram momentos extremamente proveitosos.

Agradeço ao Futebol Interativo pela oportunidade e aos funcionários do clube que me acolheram muito bem. E vamos para a próxima: não pode parar!