Relato do Aluno FI - Alam Warmeling no Scout da Chapecoense

No Final de 2019, tive a oportunidade de realizar meu período de conhecimento em Análise de Desempenho em um clube de série A, auge de nosso futebol brasileiro. Tive a grata sorte em minha visão de ser um clube que conheço bem sua história por ser de meu estado e o Analista do Clube ter sido o professor Felipe Sampaio do próprio curso de Análise de Desempenho turma 3 que ocorreu no primeiro semestre de 2019.

Antes mesmo do início do estágio, já em conversa com Professor, como eu desejava, ele já me passou a missão de realizar a análise do adversário do jogo em casa em que eu estaria durante o estágio e na cidade, jogo contra o CSA, na qual no fim a Chapecoense venceu por 3 x 0 e por maior coincidência, justo no dia de meu aniversário. Tal material foi disponibilizado para o outro analista do clube, Josué na qual deu suas opiniões sobre o material e pode me apresentar um leque maior de informações de como proceder com análise do adversário. 

Em meu primeiro dia de estágio, tive a oportunidade de realizar junto ao clube, a ida para um jogo fora de casa contra o Santos na Vila Belmiro, em que o Professor Felipe, me apresentou durante a preparação para o jogo, todo material e informação e como realizaram o estudo do adversário e como estaria sendo apresentado a Comissão Técnica e Jogadores. 

Devido às escalas aéreas e folga no dia seguinte ao jogo, tive a oportunidade de me conectar com o Coordenador de Análise do Santos, Bebeto Sauthier que veio a ser meu professor também em outro curso que busquei me aperfeiçoar e aprender mais de Scout Aplicado turma 1. Foi uma oportunidade incrível em conhecer alguém com tanta experiência, tanto de seleção, como internacional e vários perfis de treinadores com quem atuou em seus clubes. 

Não posso esquecer da rica semana que tive de prática na função, sendo uma semana bem importante ao clube, por ser final do ano, já estavam iniciando em paralelo a pesquisa de mercado junto a diretoria e analisando alguns perfis de atletas e condições do clube. Sem contar a oportunidade estar trocando informações com Fernando, analista da base do clube e conhecendo um pouco mais deste trabalho pensando em como trabalham pensando nos futuros atletas do clube. 

E  claro, o dia de jogo em casa, que foi bem importante e demonstrando a importância da profissão para o clube, na qual tive a oportunidade de realizar várias atividades, como filmagem, scout de cada movimentação e trocar no intervalo de jogo a visão junto aos analistas para expor a ideia ao treinador do que estavámos identificando na partida. 

O Futebol Interativo me oportunizou todo este momento e ainda tive a oportunidade de ser selecionado para outro estágio no Botafogo/RJ na qual contribuirá muito muita para meu conhecimento e carreira. Me trouxe experiências fantásticas de me conectar com os melhores analistas do Brasil e exterior para troca de informações e conhecer ferramentas incríveis para  nosso trabalho como Instat que me auxilia muito nos meus trabalhos quando utilizo o mesmo tanto para edição de vídeos e informações detalhadas de todos os clubes e atletas. Não podendo esquecer do time do Futebol Interativo que sempre muito prestativo e apoiando ao crescimento dos profissionais deste amado esporte. 

As fotos abaixo ilustram muito bem esses momentos: