Hoje no nosso Blog é dia de apresentar um Convidado Internacional, direto da Argentina, se trata de Lautaro Crispino, que atualmente é Analista de Vídeo do time Profissional do Quilmes Atlético Club da Argentina, clube que foi fundado em 1887, está localizado na cidade de Quilmes e, neste momento, disputa a segunda divisão do campeonato argentino. Lautaro nos falará sobre o histórico dessa profissão no território argentino, a estrutura da sua área no time Quilmes e o seu dia-dia no clube.

Então vamos ao texto, boa leitura a todos!

                                                                 1987: Um antes e um depois?

A meados do ano passado, saiu a luz uma foto onde Carlos Salvador Bilardo (técnico campeão do mundo com a seleção em 1986) estava frente aos jogadores do selecionado em uma habitação, dando indicações em um televisor velho e com um videocassete. A foto foi tomada em 1987, e falando com objetividade sem querer entrar em ideologias futebolísticas, demonstrava o avançado que ele estava para a época, tendo em conta que pouquíssimas comissões técnicas, naquele momento, realizavam esse trabalho.

Hoje em dia no Futebol Argentino, a função do Analista de Vídeo é algo muito frequente, pois é muito difícil encontrar um clube em nível profissional que não conte com ao menos uma pessoa que esteja encarregada de Filmar os Jogos e Analisar ao Próprio Time e o Rival. Se bem que em algumas instituições não está tão desenvolvido, isso se deve creio eu, a uma falta de interesse e ignorância sobre o tema. Com pouquíssimos recursos e materiais, uma pessoa pode realizar essa tarefa. Porém, o papel vai tomando cada vez mais força e a maioria está em contato com a ideia de trocar ideias.

Cada vez existem mais capacitações e reuniões (agora através do zoom pela pandemia) que ajudam a melhorar o Analista de Vídeo Argentino. Na verdade, e como já é de conhecimento público, se criou um grupo de Analistas de Vídeo Sul-americanos. Uma grande iniciativa, onde todos mostram interesse por melhorar e ajudar aos demais.

Durante o campeonato anterior, a Superliga na Argentina criou um serviço próprio para os 26 clubes que estão na primeira divisão. É algo que levou muito tempo de trabalho, tendo em conta que os empregados que formaram parte desse processo falaram com cada comissão técnica, buscando saber quais eram suas preferências na hora de Coletar Dados. Um avance mais que considerável no Futebol Argentino, e algo parecido ao que sucede na Espanha com Mediacoach, mas a menor escala.

Uma vez finalizado o compromisso, cada comissão técnica tinha acesso aos Dados do Jogo (só Estatísticas). Passadas várias horas, se ampliava o Relatório Estatístico e se somavam os Vídeos para que possa encurtar o trabalho. Com o decorrer das datas, os clubes foram se apoiando cada vez mais nesse laboratório, que terminou sendo um bom projeto.

Particularmente, não posso falar pelos demais clubes, já que não sei como são suas estruturas específicas dentro da área. Mas, sim posso dizer que cada dia existem mais pessoas, na Argentina, interessadas em Análises de Vídeo.

                                                       

                                                            A Estrutura do Quilmes Atlético Club

A partir desse ano, o clube começou um processo de reconstrução quanto ao Modelo de Scouting nos mercados de transferências e formou a Secretaria Técnica, a cargo do diretor Diego Colotto (ex-jogador de futebol profissional com passagens por Estudiantes de La Plata, Atlas do México, Espanyol de Barcelona, Deportivo La Coruña, etc.) Pode parecer algo simples e que está ao alcance de todos os clubes, mas numa segunda divisão não é comum ver uma instituição que tenha um pessoal dedicado, em tempo completo, a Ver Jogadores e formar uma Base de Dados que se atualiza todas as semanas.

Se bem é algo que se conhece mundialmente, com um claro exemplo com o famoso “Método Monchi”, isso permite ao clube ter algo que não tinha em anos anteriores e que é chegar com Informação ao mercado de transferências. Pensando sempre em respaldar as decisões que se vão tomar, e buscando sempre um Perfil Físico, Técnico e Psicológico, que se adaptem a Filosofia do Clube. Se busca, nesse caso, terminar com a lógica onde o Treinador pede e o clube cumpre, correndo o risco de perder dinheiro e até o próprio jogador, tendo em conta que poderá chegar outro treinador e descartar a própria contratação aos poucos meses.

Cuidar os recursos do clube hoje em dia é algo importante, tendo em conta que a moeda do país está desvalorizada e os jogadores buscam emigrar para buscar um respaldo econômico rapidamente. Determinando previamente, um orçamento e as necessidades que tem a equipe. O ideal, está claro, é comprar por pouco e vender por muito. Para endossar e defender o referido, cabe destacar que neste último mercado de transferências já se tinham preparados Pré-Relatórios de cada jogador em vista, o que diminuiu o tempo de margem de decisão para a contratação final.

Além de que o núcleo principal esteja na Secretaria Técnica, não se requer deixar de lado a área médica. Também se está tratando de avançar, com trabalhos de antropometria, déficit e análise corporal de cada jogador, cinesiologia preventiva e monitoramento, nutricionista. O Futebol Argentino, sabidamente, é muito competitivo e difícil, e em Quilmes se busca tirar vantagem com os pequenos detalhes que podem marcar a diferença.

Estádio Quilmes-ARG

                                                                             O dia-dia no Clube

Hoje em dia, no Quilmes Atlético Club somos dois os Analistas de Vídeo. Eu sou empregado do clube, portanto, estou a serviço da comissão técnica e ajudando no que se possa ao Sub-20. Nesse caso em particular, a comissão técnica também tem um Analista que propicia ajuda, e o trabalho dividimos entre os dois, fazendo tudo muito mais prático. Em sendo do clube, sou quem está no dia-dia, em todos os treinamentos Filmando cada Sessão de Treino. Em caso de que se façam trabalhos táticos utilizando todo o campo, ou algo específico que o Técnico acredite ser importante, ao finalizar o treinamento entrego a comissão técnica a sessão de treino completa.

Sessão de Treinamento Quilmes-ARG

Caso contrário, o trabalho segue desde casa, realizando um Resumo Diário de cada treinamento. Esse Vídeo de Referência não supera os 7 minutos, já que corto aproximadamente um ou dois minutos de cada exercício, mostrando o mais importante de cada um. Assim, a comissão técnica tem um registro do que realizou no dia, e em caso de querer algo específico, mando por e-mail para que possam tirar as suas dúvidas.

A isso se soma a Análise dos Rivais e da Própria Equipe, que durante a semana é o que mais nos demanda tempo. Consideramos essencial tanto as Estatísticas, os Dados Importantes de um dos times, como os Vídeos. Mostrar e respaldar, com imagem, o que desejamos mostrar de cada um dos próximos rivais. O clube conta com uma Licença Wyscout, a qual tratamos de tirar o máximo proveito possível utilizando os Vídeos e, também, os Relatórios que realizam e atualizam em cada rodada.

De todos os aplicativos do mercado, em realidade as que estão ao nosso alcance, tratamos de tirar proveito. Wyscout para a Estatística Prévia e a Recopilação dos Jogos Completos ou as partes que buscamos. LongoMatch para o Corte dos Jogos, Klipdraw e Metrica para a Edição. Buscamos entregar um Relatório Escrito com Estatísticas e outro Relatório Visual com os cortes de cada uma das Fases que pede o Treinador.

Durante o jogo, também se realiza uma Análise ao Vivo, utilizando LongoMatch e uma Placa de Captura que nos permite gravar e cortar cada uma das situações em tempo real. Uma vez que finalizou o primeiro tempo, descemos ao vestiário para estar à disposição da comissão técnica. No meu caso, considero importante não perturbar o Treinador e os seus colaboradores quando estão planejando as ideias para dar um feedback e realizar os retoques para o segundo tempo. Me aproximo com o material e no caso deles necessitarem e pedirem, me ponho a disposição.

Assim, também penso que o Painel de Análise deve ser o mais básico possível, para não entrar em confusões e ter que buscar muitas coisas. Ataque, defesa, saídas, pressão e bolas paradas. Simples. Para a Análise Completa do que foi o jogo haverá tempo depois.

E aí gostou do texto? O que achou do relato do nosso convidado falando sobre a estrutura e o seu dia-a-dia de trabalho no Quilmes da Argentina? Deixe aqui o seu comentário e não esqueça de entrar hoje mesmo na nossa lista de espera para o nosso próximo curso de Análise de Desempenho. Acesse o link https://www.analisededesempenho.futebolinterativo.com/ e faça sua inscrição.

Lautaro Crispino é graduado em Jornalismo Desportivo pela Faculdade de Jornalismo e Comunicação Social (UNLP). Além disso, tem curso de post produção desportiva I y II pela Fundação el Futbolista, possui capacitação de Análise de Vídeo Desportivo pela Academia Argentina de Análise de Vídeo, tem formação Longomatch, formação Eric Sports e Mestrado em Scouting Profissional (AFOPRO).

Quanto a sua experiência laboral, trabalhou como Analista de Vídeo CFR (LAP) em 2017, logo Analista de Vídeo ADIP (Torneio Regional) em 2018. Em 2018-2019 foi Analista de Vídeo na equipe Villa San Carlos (Primeira C) e, a partir de 2019 até o presente momento, é Analista de Vídeo do Quilmes A.C. (Primeira Nacional).