Por onde começar? O que estudar? Creio que entre tantos passos que temos que dar na longa jornada para se construir uma carreira no futebol, um dos mais difíceis seja o primeiro.

Começar é difícil, e como aqueles que leram meu primeiro texto aqui sabem, eu comecei pouco tempo atrás.

Os cursos do Futebol Interativo nos trazem uma excelente base, porém estou falando sobre os estudos que fazemos por conta própria, em pesquisas, por exemplo.

Se você nunca estudou o futebol, deve estar se pergurantando: "por onde deve começar"? Não sou nenhum tipo de autoridade, mas gostaria de passar uma dica que eu não recebi quando comecei, então gostaria de ajudar todos aqueles que querem começar a ter um melhor direcionamento na hora de estudar sozinho.            

Quando iniciei esse processo de ler sobre o esporte, lia sobre aspectos isolados do jogo, marcação por zona, ataque posicional, entre tantos outros termos que lemos e ouvimos por aí, porém, em alguns momentos sentia que as peças não se encaixavam, então o que realmente mudou a forma como eu via uma partida, foi entender os momentos que compõe o jogo de futebol.

E sabem por que falo isso? Porque considero isso o básico, a primeira camada, se passarmos a segunda, sem poder identificar a primeira, mais cedo ou mais tarde, teremos a sensação de que “falta algo”.

Por isso, se você me permite dar uma sugestão, fique com essa. Aprenda sobre os momentos e assista partidas buscando identificar cada um deles, deixe a análise mais profunda para depois. Primeiro identifique-os.

Começando assim, quando dominar a percepção de cada um deles você já terá um direcionamento melhor para os estudos, pois se assistiu jogos identificando-as, já percebeu ações típicas de cada um deles. Vai poder optar por estudar algo da organização defensiva, organização ofensiva, transição defensiva e transição ofensiva. A discussão sobre as bolas paradas serem o 5º momento não é o foco deste texto e nem o mais importante aqui, desde que você também as identifique.

Por exemplo, se você optou por se aprofundar primeiro na fase de organização defensiva, pode estudar os diferentes tipos de marcação. E assim por diante, pois a ordem dos conteúdos que você irá estudar, ficarão mais claros.

O futebol é uma área de estudo muito ampla, sempre que você avançar em um conteúdo, haverá um ainda mais minucioso para ser estudado, mas o tempo mostrará os que você menos domina, por isso utilizo e gosto muito da frase “quanto mais estudo, menos acho que sei”.

Espero que as dicas tenham sido úteis para você que quer começar!

Instagram: @linhasde4.