Eu me chamo Matheus Soares, tenho 21 anos, sou do interior do Rio Grande do Sul, e meu primeiro curso na área foi o “Tática para Treinadores”. Porém até chegarmos a esse ponto, preciso contextualizá-los.

O futebol sempre esteve presente na minha vida, e eu sempre pensei em trabalhar com ele, mas preciso confessar que sempre tive medo de arriscar, por isso demorei tanto para começar, eu tinha “desistido sem tentar”. 

Era outubro do ano passado (2019), e eu tinha acabado de receber o último salário do estágio que fazia pela faculdade (que não tem nada a ver com o futebol). Quando o post de divulgação do curso do Futebol Interativo chegou até mim, foi a primeira vez que eu pensei “porquê não?”

Desde os primeiros minutos da primeira aula, eu já tinha certeza que esse era o “mundo” em que eu queria viver. Ao final do curso, fui selecionado para uma Experiência Prática no Botafogo, lá conheci excelentes profissionais e pude aprender muito, não só sobre treinos, como também sobre Análise de Desempenho.

Ao retornar do Rio de Janeiro, busquei uma oportunidade em um clube da região, o G.E Bagé, que estava iniciando a disputa da Divisão de Acesso do Gauchão (equivalente a 2º divisão), até então treinado pelo ex-jogador e campeão da Libertadores de 1995, Arilson Costa.

A tentativa deu certo e eu me tornei Analista de Desempenho do Clube, atuando nas duas últimas rodadas antes da parada por conta da pandemia, quando criei o perfil “Linhas de 4” no instagram, para falar sobre o futebol em um aspecto tático. 

Recentemente o perfil completou 2 meses, tenho hoje 1 e-book lançado e outro em fase avançada de produção. Graças ao trabalho no clube e, posteriormente ao do perfil, passei a ter contato com vários nomes importantes do esporte, que até pouquíssimo tempo atrás eu não poderia sequer imaginar.

As coisas mudaram muito rápido na minha vida, e continuam mudando a cada dia que passa. O pontapé inicial veio aqui do Futebol Interativo, que hoje está dando a oportunidade de milhares de pessoas darem esse pontapé, de forma gratuita no evento “Profissão Treinador”. Mais uma grande oportunidade para adquirir conhecimento, até porque, qualificação nunca é demais.

Me desculpem se meu texto se tornou uma carta de agradecimento, mas eu precisava fazer isso. Além da carreira, vocês transformaram a minha vida, muito obrigado!