Ataque posicional

O ataque posicional é um dos tipos de ataque existentes no futebol, os outros são o rápido e o direto. Porém, poucos sabem de fato a sua definição e como ele funciona. Neste texto, vou facilitar a sua compreensão e te ajudar a entende-lo de uma vez por todas.

Muita gente acha que o significado do ataque posicional é somente ter a posse de bola em um ritmo mais lento, mas só isso não é parâmetro para classificação deste ataque, tão pouco é sinônimo de jogo de posição, que é algo bem maior do que estamos tratando neste texto, pois envolve todas as fases e momentos do jogo. Sua definição vem da própria palavra, posicional. Isso para um jogador deve significar: Manter a sua posição no campo, não vir de encontro com a bola, quando ela estiver fora de sua zona de influência, a bola deve ir de encontro a você. O objetivo é criar espaço na defesa adversária atraindo toda a equipe ou um jogador, dependendo da situação, para uma região do campo para abrir espaço em outras.

C:\Users\Gabriel\Pictures\whatsapp-image-2019-03-12-at-21.51.39-2 (1).jpeg

Aqui a equipe do Barcelona atrai o bloco de defesa do Valência para o meio, as beiradas ficam livres para uma possível virada de jogo e avanço da equipe catalã.

Guardiola tem uma divisão muito peculiar do campo de futebol, justamente para facilitar a distribuição dos jogadores pelo espaço e suas correspondentes zonas de influência, dependendo do momento do ataque em que se está (saída de bola, construção, criação e finalização). Por exemplo, se uma equipe está em fase de construção, ela terá que ter jogadores ocupando todos os espaços correspondente a esse momento de ataque, eles terão que se movimentar, cada um dentro da sua referência, para gerar linhas de passe ao jogador com bola. A ilustração abaixo reforça isso, mas lembre-se, ela é apenas uma referência para ocupar zonas do campo, não podemos radicaliza-la durante o jogo ou treino.

 

Legenda: 1=Saída de bola; 2=Construção; 3=Criação; 4=Finalização

Divisão do campo por Pep Guardiola.

As divisões em amarelo são meramente didáticas para ilustração dos momentos da fase de um ataque.

Um exemplo de equipe que valoriza a posse de bola e que NÃO pratica ataque posicional é o Flamengo. Veja como os jogadores não estão distribuídos por todo terreno de ataque, estão indo de encontro aos setores próximos da bola, exatamente o oposto que o ataque posicional prega.

Porém, assim como a posse de bola mais lenta, estar bem distribuído no terreno de jogo também não define por si só uma equipe como praticante do ataque posicional. Claro que isso é necessário, porém o mais importante é estar posicionado para antecipar possíveis associações com os colegas de equipe....

Manchester City fazendo ataque posicional. O mais importante não é estar bem distribuído em campo, mas fazer isso antecipando associações com seus colegas.

Depois de observar a imagem acima, imagine que Gabriel Jesus receba a bola de costas para o gol, Silva está próximo dele e com o corpo perfilado, sendo mais rápido seu ajuste para ficar de frente para o gol do que o brasileiro, o espanhol pode então receber um passe de primeira do centroavante, o que caracteriza o terceiro homem, e facilitar a progressão da equipe. Opção muito melhor do que ter de depender apenas da vitória pessoal de Jesus contra um possível zagueiro que já teria chegado para pressioná-lo devido a demora que o giro iria demorar para ser executado. Repare então que todos os jogadores em condições de receber a bola sempre terão ao menos um companheiro próximo, que deve conhecer seus movimentos e suas ações, para saber como e quando se aproximar para uma possível associação.

O ataque posicional é o conjunto de valorização da posse de bola, distribuição espacial da equipe no terreno de jogo e antecipação de uma possível associação com os companheiros próximos. Não é algo simples de praticar, pois exige compreensão e inteligência dos atletas, ainda mais em uma cultura como a do Brasil, onde o jogador nasce querendo a bola a qualquer custo.

Gostou?

Comente aqui embaixo. 

Siga nossa página nas redes sociais para ter conteúdos sobre futebol de uma maneira simples de entender, sem perder a complexidade do tema.

Instagram, Facebook e Twitter: @entrelinhasdojogo

Quer saber mais sobre Tática e Modelo de Jogo? Acesse nosso mais novo e-book gratuito:
https://conteudo.futebolinterativo.com.br/ebook-analise-tatica-no-futebol