As superioridades no futebol

No futebol, o objetivo principal de qualquer equipe é marcar gols no seu adversário. Mas para isso, quando uma equipe está em posse da bola, é necessário que seja criada alguma vantagem para que as chances claras de gol ocorram, isso justifica a própria definição da palavra superioridade, que é definida como a qualidade do que é melhor que os outros. Neste texto explicarei a você os tipos de superioridade e como obtê-los.

 

Superioridade numérica:

É um dado quantitativo, simplesmente é ter mais jogadores que o adversário no setor onde a bola está.

Em posse de bola é necessário a criação de linhas de passe em relação ao portador afim de facilitar a interação entre os jogadores, isso independentemente do tipo de ataque que se deseja praticar, os atletas sem a posse e que estejam próximos devem sempre ficar atentos para ler a situação e decidir o momento de dar suporte ou não ao jogador com bola, quando há inferioridade numérica o apoio DEVE acontecer, quando há igualdade numérica esse apoio PODE ocorrer.

Já quando não se tem a posse, o objetivo é dificultar a progressão do adversário no terreno de jogo, então a superioridade ocorre para forçar o erro ou para retomar a bola rapidamente. Da mesma forma os atletas devem ter uma boa leitura para saberem quando participar de forma ativa da ação e quando isso não é necessário.

C:\Users\Gabriel\Pictures\SN 2.jpg

Superioridade numérica 4 x 3 em posse. Repare que os jogadores fora do círculo branco não se preocupam em intervir, pois já há jogadores suficiente para criar desequilíbrio no rival.

Superioridade numérica  4 x 3 sem posse. Da mesma forma que com posse é necessário uma leitura de quem está fora da ação para intervir ou não na jogada. Quem está na jogada deve saber como agir.

 

Superioridade qualitativa:

Aqui o dado é qualitativo. Significa usar a qualidade individual para desequilibrar o adversário. É o tipo de superioridade onde a genialidade de um craque como Messi ou Neymar faz os olhos de quem assiste brilhar, é usar as características individuais para ganhar um duelo com o jogador da outra equipe. Vale ressaltar que um defensor que desarma um rival também se utilizou de uma superioridade qualitativa para poder fazê-lo, assim como um atacante que subiu mais que um zagueiro rival na área para marcar um gol de cabeça. Portanto, é um dado que também pode ser avaliado quando há ou não a posse de bola.

C:\Users\Gabriel\Pictures\images.jpg

Um desarme numa jogada 1 x 1 é uma demonstração de superioridade qualitativa quando uma equipe está sem a posse de bola.

O drible é uma demonstração de superioridade qualitativa quando uma equipe tem a posse de bola.

 

Superioridade Sócio afetiva

Também é um dado qualitativo. Significa criar desequilíbrio no rival a partir do conhecimento entre os atletas da própria equipe, em outras palavras é o entrosamento. Jogadores que treinam e jogam juntos por um período de tempo considerável se conhecem, um sabe o que o outro é capaz de fazer. Um lateral cruzando a bola no espaço onde sabe que o atacante irá se enfiar antes mesmo de isso acontecer, um zagueiro que fica enquanto seu companheiro sai à caça de um rival em uma região específica do campo são bons exemplos. Quanto mais tempo os mesmos jogadores atuarem juntos, maior a chance desta superioridade ser efetiva.

https://twitter.com/entrelinhasdoj1/status/1166296922384162818

Este lance mostra que o lateral conhece as características e os movimentos do atacante companheiro de time e isso fez diferença para o Bahia.

C:\Users\Gabriel\Pictures\78-Edited.jpg

Edmundo e Romário formaram uma ótima dupla de ataque em 2000, tudo porque um conhecia as características do outro e se comportava em função disso dentro de campo.

As superioridades no futebol necessitam treino e tempo para serem consolidadas, todas elas são importantes para que uma equipe consiga conquistar seus objetivos na temporada, seja qual for o modelo de jogo. Claro que a maneira de as crias varia de equipe para equipe, mas o princípio é sempre o mesmo. 

Por Gabriel Mieli Fortuce.

Gostou?

Comente aqui embaixo. 

Siga nossa página nas redes sociais para ter conteúdos sobre futebol de uma maneira simples de entender, sem perder a complexidade do tema.

Instagram, Facebook e Twitter: @entrelinhasdojogo

Quer saber mais sobre Tática e Modelo de Jogo? Acesse nosso e-book gratuito:
https://conteudo.futebolinterativo.com.br/ebook-modelo-de-jogo-futebol