O treinador de futebol possui uma enorme quantidade de variáveis que influenciam na decisão de relacionar determinados jogadores ou colocá-los em posições específicas.

Um dos grandes influenciadores nessa escolha é o analista de desempenho, que possui o papel de recolher, analisar e compartilhar os dados dos atletas nas partidas e treinamentos, em busca de proporcionar uma melhor performance para a equipe.

É função do analista apresentar a informação da forma mais objetiva, coesa e profunda, para que o treinador possa otimizar seu tempo, ler e aplicar o que deve ser alterado ou solucionado no seu quadro de atletas.

A análise de desempenho funciona em uma relação direta entre o treinador e o departamento de análise. Quanto mais próxima é a interação dos dois setores, melhor os dados serão assimilados.

Apesar de ser raro, quando existe uma relação de confiança e proximidade ainda maior, ou uma abertura, o analista pode ter propriedade e respaldo para sugerir alterações e escolhas ao treinador.

Isso mostra como todo treinador precisa entender como a análise funciona. Quanto mais engajado o técnico está com o departamento de análise, melhor pode ser o recolhimento e a aplicação prática dos dados de desempenho.

Quer saber mais sobre Análise de Desempenho? Confira o nosso mais novo curso https://futebolinterativo.com.br/curso/scout-aplicado