A IMPORTÂNCIA DOS HOMENS DE BRANCO DA SELEÇÃO

Você já pode ter se perguntado quem são aquelas pessoas ao lado do treinador, no banco de reservas. As respostas mais frequentes são: preparador físico, médico, auxiliar técnico, massagista e treinador de goleiros. Porém, há alguns profissionais que quase nunca aparecem, mas são fundamentais para o resultado final.

Os Supervisores e Administradores são responsáveis pelo desenvolvimento logístico, estratégico e operacional dos jogos, além de serem os responsáveis diretos pelo contato com os órgãos organizadores do torneio.

 

Para exemplificar, vamos considerar a Copa do Mundo, e alguns fatores que são preponderantes para que tudo ocorra bem.

  1. Visitas Técnicas: Como o torneio começa em meados de 2018, o Administrador buscou informações in loco de todas as alternativas de BASE CAMPS (local que servirá de base para a seleção pela maior parte do tempo), com pelo menos dois anos de antecedência. Conhecimento técnico sobre futebol é de suma importância, para que tal visita possa contemplar todos os requisitos do Treinador Principal (tipo de grama, tamanho dos campos, distância até o refeitório, infraestrutura, etc).

  2. Hospedagem e Alimentação: Mesmo tendo hospedagem e alimentação oferecidos pela FIFA, o Administrador (orientado pelo Chef/Nutricionista da seleção) confere e passa o cardápio diário de refeições. Além disso, alguns fatores como exclusividade de andares, salas de reunião e controle do fluxo de pessoas nos hotéis são de sua responsabilidade (em parceria com o coordenador de segurança).

  3. Plano de Contingência: Caso haja algum problema com o ônibus ou com o caminhão de material durante o caminho para o estádio, caberá ao Administrador ter planejado veículos de reserva, devendo estes estarem em completa prontidão, para minimizar atrasos.

  4. Logística aérea e terrestre: Saber todas as possibilidades de voo, em caso de uma eliminação inesperada, quais os melhores acessos para o estádio, hora e local de saída, de acordo com o tráfego da cidade, por exemplo, são ações fundamentais para que tudo saia como planejado.

  5. Regulamento e Peculiaridades do torneio: Verificação se todos os atletas convocados possuem passaporte, ou se algum deles não possui visto para o país em questão; antecipar a todas as possibilidades de suspensão (2 ou 3 cartões amarelos), normas de troca de jogadores por causa de lesão, utilização do árbitro de vídeo, obrigatoriedade de entrevista coletiva (zona mista, sala de imprensa, dentro do campo, etc) e compromissos institucionais entre Chefes de Delegação são algumas tarefas que competem à esse profissional.

 

 

O trabalho dos profissionais que gerenciam os processos organizacionais é de fundamental importância em uma seleção em uma Copa do Mundo, por se tratar de um cargo que serve de conexão entre o organizador do evento e a Comissão Técnica. Se eles receberam destaque na mídia, provavelmente é porque algo deu errado na operação ou no planejamento – como jogadores que são impedidos de jogar na última hora, por estarem irregulares, a ausência de um jogador por causa de uma dor de barriga por ingestão de alimento estragado ou entrar com uniforme de cor diferente –. Portanto, se os tais “Homens de Branco” continuarem a passar lá no fundo da TV, sem serem reconhecidos ou convidados à uma entrevista, é porque estamos no caminho certo.