O futsal é um esporte que permite aos praticantes maior contato com a bola em um espaço relativamente reduzido. No ambiente de jogo, as ações acontecem em curtos períodos de tempo, proporcionando o desenvolvimento de habilidades técnicas e de tomadas de decisões rápidas. O processo de ensino-aprendizagem permite a aquisição de habilidades específicas do futsal e de habilidades próximas às do futebol de campo.

Desta maneira, o futsal proporciona uma porta de entrada para o ingresso de jogadores no futebol de campo. Muitos craques que estarão nos gramados na Copa do Mundo, como Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo e Philipe Coutinho, além de craques de outras Copas como Ronaldo, Iniesta e Ronaldinho, iniciaram a sua caminhada em categorias de base no futsal antes da transição para o futebol. Por esta razão, atualmente muitos clubes de futebol no Brasil e no mundo mantêm equipes de futsal em suas categorias de formação com o objetivo de melhor desenvolver as habilidades do jovem jogador, e por volta dos 12 ou 13 anos ingressarem nas equipes de futebol de campo.

 

Nos últimos anos, o futsal tem crescido muito em diversos países, a FIFA que também é a entidade máxima da modalidade tem criado ações para a disseminação do futsal pelo mundo que em breve se tornará esporte olímpico. Brasil, Portugal e Espanha, seleções com grandes jogadores no futebol de campo e favoritas para o título na Copa 2018, são os países com forte cultura no futsal, resultando em títulos com as seleções nacionais e revelação de grandes nomes para o futebol de campo. Rússia, Itália, Colômbia e a Argentina, atual campeã do mundo de futsal, estão investindo cada vez mais para que o esporte possa render frutos tanto nas quadras como nos gramados.

Portanto, o futsal, sem dúvidas, tem um papel importante na iniciação de jogadores de futebol, e por isso deve seguir condições que determinarão o sucesso na aprendizagem dos jovens atletas durante cada etapa de sua formação.  Desde a iniciação, as habilidades técnicas, táticas, coordenativas e cognitivas devem ser estimuladas progressivamente. Assim, ao longo do processo de formação, o jovem poderá se tornar um grande craque do futsal como Falcão ou Ricardinho, ou poderá transitar para o campo e se tornar um grande jogador de futebol.